16 de dez. de 2008

Relatos.

Hoje eu não vim escrever nada em especial. Vim só indicar um filme que eu acabei de assistir..
Duelo de Titãs. Na categoria lição de vida, uma história maravilhosa. Tudo se passa no início da década de 70.. um time de futebol americano, e um estado dos EUA (me fugiu o nome) tentando integrar negros e brancos. Que, naquela época e ainda hoje, vivenciam um preconceito completamente absurdo. Não que eu não entenda, porque, no contexto americano, desde as épocas de escravidão, que os negros são considerados uma raça inferior. E mesmo quando a Guerra de Secessão acabou com o que parecia ser o problema, as coisas não mudaram. Negros sofrem e sofreram preconceito durante toda a história dos Estados Unidos. De uma forma que, acho, eu nunca presenciei aqui no Brasil. Graças a Deus. Não que não haja, mas, eu não entendo os motivos! Além dos históricos, nada fundamenta esse comportamento. Para mim, a mudança, DETALHE, a mudança real é SOMENTE na quantidade de MELANÓCITOS. Tão diferente quanto uma pessoa que tem nariz grande de uma com o nariz pequeno. É o que eu penso. Ou de uma pessoa alta para uma mais baixa. Ou seja, diferenças simplesmente anatômicas. Que mostram as origens de cada um, mas nunca, nunca, limitam o que alguém pode vir a ser. As possibilidades do "tornar-se" são múltiplas, não importa a cor, o credo, a origem ou o que quer que seja. A capacidade é igual pra todo mundo! O que muda, ah, e isso realmente muda, são as oportunidades.. ainda me irrito com isso. E dizem para mim que eu preciso me acostumar! Mas que nada!! Não vou me acostumar com o que é errado, só porque todos fazem! Como diria Nando Reis: "Eu não vou me adaptar..". Porque eu não quero. E talvez, quando um número suficiente de pessoas concordar comigo e começar a agir diferente, as oportunidades se multipliquem. As sementes já começaram a brotar, e eu respiro aliviada por esse começo, ainda que pequeno. Mas as grandes árvores não se sustentam sem uma boa raiz.. e isso ainda nos falta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...